A vitamina K é o nome genérico para diversas substâncias necessárias à coagulação normal do sangue - por isso que ela também é conhecida como vitamina anticoagulante.
A sua principal forma é a vitamina K1 (filoquinona ou fitomenadiona), encontrada em plantas, principalmente em folhagens verdes. A vitamina K2 (menaquinona) é formada como resultado da ação bacteriana no trato intestinal. A vitamina K3 (menadiona), composto lipossolúvel sintético, é cerca de duas vezes mais potente biologicamente que as vitaminas K1 e K2.
A deficiência de vitamina K não é muito comum, pois é bastante distribuída nos alimentos e a síntese da mesma pelos microorganismos do intestino fornece grandes quantidades da substância. Entretanto, sua deficiência está relacionada a maior tendência à hemorragia.
Principais fontes
A vitamina K é encontrada em diversos alimentos, principalmente no fígado de porco, alface, couve-flor, espinafre, repolho e em menor proporção nos cereais, como o trigo e a aveia.
Recomendação diária
A recomendação varia conforme a idade. 120 mcg para homens e 90 para mulheres, a partir dos 19 anos. Mais informações você encontra clicando aqui.
Fonte: EMEDIX
Nenhum comentário:
Postar um comentário